top of page

Jikiden Reiki Kenkyukai (Instituto)

Em 1938, com apenas 17 anos, Chiyoko Yamaguchi estudou com Hayashi Sensei, um dos 20 Shians de Usui Sensei. Ao longo da sua vida, Chiyoko Sensei dedicou-se à prática do Reiki, mesmo durante a Segunda Guerra Mundial, quando a situação no Japão estava difícil. Surpreendentemente, ela aplicou Reiki aos seus filhos desde o útero. Um dos seus filhos, Tadao Sensei, cresceu imerso no Reiki, começando a praticar desde muito jovem.

 

Em 1999, a comunidade de Reiki foi surpreendida ao descobrir, através de um livro escrito por um mestre japonês de Reiki, que Chiyoko Sensei, com 65 anos de prática, ainda estava viva e tinha aprendido diretamente com Hayashi Sensei. Esta revelação motivou muitos praticantes de Reiki do Ocidente a viajar para o Japão, incentivando Chiyoko Sensei a realizar seminários semelhantes aos de Hayashi Sensei na década de 1930. Apesar da inicial recusa de ambos, Tadao Sensei mudou de ideia ao ouvir alguém menosprezar a importância do Reiki. Percebeu que vários seminários do Reiki Ocidental não transmitiam o verdadeiro espírito do Reiki, levando-o a reconhecer a necessidade de partilhar os ensinamentos originais de Usui Sensei e Hayashi Sensei.

 

Tadao Sensei e Chiyoko Sensei regressaram à sua cidade natal em Ishikawa, reunindo fotografias, documentos e recursos valiosos preservados da guerra. Prepararam cuidadosamente um currículo de seminário que refletia fielmente a forma como aprenderam com Hayashi Sensei. Em 1999, fundaram o Jikiden Reiki Kenkyukai (Instituto) (直傳靈氣), em Kyoto. O primeiro seminário oficial ocorreu em abril de 2000. O instituto, chamado 'Jikiden Reiki', significa 'uma arte secreta transmitida diretamente dos professores', e mantém os ensinamentos de Reiki tal como praticados no tempo de Usui Sensei, sem influências ocidentais. 

Vem desvendar a minha linhagem e conhecer os Sensei que pavimentaram o caminho para que eu hoje te possa ensinar

Usui Sensei (1865-1926)

O Fundador do Reiki, na pedra memorial de Usui Sensei, é descrito como uma pessoa muito calorosa, simples e humilde. Nunca se exibia e mantinha sempre um sorriso no rosto. Ele resolvia problemas sendo forte, honesto, silencioso e paciente. Era uma alma talentosa, apreciava a leitura e possuía um vasto conhecimento em psicologia, medicina, fórmulas mágicas, fisiognomia, leitura de sorte e religiões do mundo. Seu hábito vitalício de estudar e reunir informações certamente contribuiu para pavimentar o caminho para receber a iluminação do Reiki e colocá-la em prática. Antes de seu falecimento, Usui Sensei formou 20 mestres, um deles Hayashi Sensei. Sabe mais sobre Usui Sensei aqui

Chujiro Hayashi (1879-1940)

 

Hayashi Sensei foi um cirurgião naval reformado, foi um dos 20 Shihans de Usui Sensei e desempenhou um papel crucial na propagação do Reiki. Hayashi Sensei levou os ensinamentos do Reiki para o Hawai, que posteriormente foram difundidos mundialmente por Hawayo Takata. Hayashi Sensei era reconhecido pela sua alegria, felicidade, encanto e sentido de humor cativante!

Explore a história de Hayashi Sensei aqui.

Usui Sensei

(1865-1926)

Hayashi Sensei

(1879-1940)

Chiyoko Sensei (1921-2003)

Chiyoko Sensei começou a praticar Reiki aos 17 anos, em 1938,

com Hayashi Sensei.

 

Durante 65 anos, ela nutriu e guiou os seus quatro filhos usando apenas a energia de cura do Reiki. Todos os dias, Chiyoko Sensei praticava Reiki, oferecendo tratamentos e partilhando os seus ensinamentos de forma serena, no conforto da sua casa. Quando sentiu o apelo para partilhar os ensinamentos originais do Reiki com o mundo, Chiyoko Sensei e o seu filho mais velho, Tadao Yamaguchi, deram vida ao Jikiden Reiki Kenkyukai (Instituto) (直傳靈氣). Conhece mais sobre Chiyoko Sensei aqui ou lê o Livro Light in the Origins of Reiki, da autoria de Tadao Yamaguchi.

"What does Reiki mean to you? - Love"

- Chiyoko Yamaguchi Sensei

 Tadao Yamaguchi (1952-)

Tadao Sensei começou a praticar Reiki com a sua mãe Chiyoko Sensei, aos 15 anos, hoje em dia partilha esse conhecimento com o mundo. O seu amor e profundo respeito pelo Reiki destacam-se, ajudado assim Jikiden Reiki a espalhar-se por todos os continentes do mundo. Tadao Sensei é um homem simples, que se preocupa profundamente com o ambiente e aprecia o seu ocasional sake (uma bebida alcoólica feita a partir de arroz fermentado). Tadao Sensei é o Presidente do Jikiden Reiki Kenkyukai (Instituto). Em Junho de 2023 formei-me no Nível de Shiankaku (professora) com Rika Tanaka, em Londres. Em Fevereiro 2024, aprimorei os meus conhecimentos, refazendo o meu curso de Shiankaku (professora) com Tadao Sensei. Conhece um pouco mais sobre Tadao Sensei aqui.

 Debbie-Ann Champion​ (1960-)

Aproveito este espaço para enaltecer Debbie-Ann Champion, que foi a minha primeira professora de Shoden e Okuden, em 2021. Para Debbie-Ann Champion a saúde, a cura e o bem-estar das pessoas são uma forma de vida, na qual tem mais de 30 anos de experiência a trabalhar com pessoas de todas as idades, tanto como Enfermeira Qualificada (SRN 1983 – 2011) como, desde 2001, como Terapeuta Holística - Aromaterapia, Reflexologia e Massagem Corporal. Ela trabalha diariamente com pessoas e tem uma compreensão da saúde de várias perspetivas. Debbie-Ann também tem experiência em usar Jikiden Reiki para apoiar pessoas após cirurgias, incluindo pacientes com cancro, clientes com deficiência e crianças com necessidades educativas especiais. O que realmente impressionou Debbie-Ann sobre estes métodos de tratamento de Jikiden Reiki é quão eficazes e seguros têm sido para todas as pessoas que ela tratou; não houve efeitos secundários adversos ou indesejados... algo que ela viu muito na sua carreira de enfermagem. Debbie-Ann é a minha querida professora, à qual devo muito por todas as suas horas que me disponibilizou e por todo o conhecimento de várias áreas que me transmitiu. É uma pessoa leve, amorosa, engraçada e sempre pronta para nos ensinar algo! É também essencial mencionar o seu marido Gareth Champion que sempre fez comida caseira e deliciosa e me recebeu de braços abertos em sua casa! Sempre calmo, engraçado e tranquilo Gareth foi um hippy no seu tempo! Visita a página da minha professora aqui.

Chiyoko Sensei (1921-2003)

IMG_5616.HEIC

Tadao Yamaguchi

(1952 -)

Tadao Sensei e Debbie-Ann Champion 

(1960 -)

Barbara Ferreira e Debbie-Ann Champion Shoden e Okuden, Luxulyan, 2021

bottom of page