top of page

Sobre Mim

Olá, sou a Bárbara, natural de Vila Nova de Gaia, Portugal. Concluí a minha licenciatura em Publicidade Criativa e Marketing em Inglaterra, numa jornada de cinco anos que se revelou rica em ensinamentos, mas também questionamentos sobre o mundo que me rodeia.

 

A busca pelo conhecimento sempre foi a minha bússola, levando-me a explorar temas fascinantes como filosofia, psicologia, sociologia, fisiologia e saúde mental. Além de diversas formações académicas nestes domínios, trabalhei durante três anos na área de Social Care enquanto emigrada no Reino Unido. Estas experiências não apenas contribuíram para a minha compreensão do mundo, mas também para a exploração do meu eu interior e para a compreensão das pessoas à minha volta.

 

Um dos maiores ensinamentos que, trabalhar com pessoas com necessidades especiais, e toda esta  jornada fora do meu país me trouxe, foi a perceção de que o ser humano deve ser visto como um ser holístico - por inteiro, mental, físico, emocional e espiritual. Desenvolvendo assim a compreensão de que cada pessoa é única, e que por isso deve ser cuidada como tal.

 

Independentemente das diferenças, todos procuramos o mesmo: ser amados, cuidados e sentir que pertencemos, que fazemos parte de algo. 

Apesar de me apaixonar inicialmente por publicidade, especialmente na vertente do marketing verde, percebi que desejava algo mais próximo das pessoas. Em agosto de 2020, durante umas férias em Portugal, experimentei uma sessão de Reiki. Embora tenha sido uma experiência positiva, senti que havia mais além do que eu havia experimentado, despertando em mim um forte desejo de aprender mais sobre Reiki e as suas origens.

De volta ao Reino Unido, durante um turno bastante tranquilo, decidi pesquisar por "cursos de Reiki perto de mim". Deparei-me com a imagem acolhedora de Debbie-Ann e decidi enviar-lhe um email expressando o meu interesse no nível 1. Após alguns dias, recebi uma chamada dela e agendei o curso. O impacto do Reiki tornou-se evidente quando, após o primeiro dia do curso, cheguei a casa e a minha mãe estava com uma enxaqueca. Sentei-me ao lado dela e as palavras que me ocorreram foram "Mãe, eu não sei se isto vai resultar, mas vamos descobrir", e coloquei as minhas mãos na sua cabeça. Nos primeiros 10 minutos, as tonturas desapareceram, nos minutos que se seguiram, a minha mãe deixou de ter vontade de vomitar e as dores acalmaram significativamente, ao ponto de em 30 minutos, a minha mãe estar de pé, retornando às suas tarefas normais.

 

Este episódio, e outras experiências semelhantes, foi catalisador para a minha decisão de partilhar o Reiki com o mundo. Um mês depois, avancei para o nível 2 (Okuden) e após 2 anos de prática e cura pessoal, decidi formar-me como professora (Shiankaku). Para me tornar professora, consultei mais de 40 pessoas, totalizando mais de 120 horas de sessões de Reiki; Escrevi três casos de estudo detalhando melhorias físicas e emocionais observadas em cada cliente consultada. Após o Instituto de Jikiden Reiki ter aceitado a minha candidatura, formei-me com Rita Tanaka, em Londres. Em 2024 refiz o meu curso de Shiankaku com Tadao Sensei, o CEO do Instituto Jikiden Reiki Japão.

 

Hoje em dia, Debbie-Ann é a minha querida professora, que partilhou comigo não só os seus conhecimentos sobre Reiki, mas também sobre enfermagem, tendo ela sido enfermeira toda a sua vida. E a minha mãe é praticante de Reiki nível 1 e utiliza esta energia para cuidar da sua saúde física e mental, bem como de toda a família quando necessário.

 

Jikiden Reiki, significa diretamente ensinado da mão do professor para o aluno, na sua forma mais pura, ao seja os ensinamentos são diretamente transmitidos na sua forma original, conforme Usui Sensei e Hayashi Sensei praticaram.

 

Esta forma tradicional de Reiki proporcionou-me respostas às minhas questões, e hoje estou aqui para partilhar esta energia contigo, da minha mão, para a tua!

IMG_3727.JPG

Bárbara Ferreira com sua professora Debbie-Ann Champion, após completar Shoden e Okuden, 2021

IMG_4788.HEIC

Lili, mãe de Bárbara Ferreira com sua professora Debbie-Ann Champion, após completar Shoden, 2022

IMG_4377.HEIC

Bárbara Ferreira com Rika Tanaka, após completar Shiankaku (Professora),
em Londres, 2023

bottom of page